“URBAN COLOURS” PORTUGAL FASHION

fotografia de helio p. felix

fotografia de helio p. felix

Já está ai mais uma edição do Portugal Fashion, desta feita a 24.ª, Urban Colours, deixo ficar toda a informação relativa a esta mesma edição.

Dias 20 e 21 de Março em V.N. de Gaia

• Cerca de 15 desfiles de criadores consagrados, marcas (vestuário e calçado) e jovens talentos da moda nacional

• Estreia de Carlos Gil, estilista que veste a primeira-dama Maria Cavaco Silva

• Regresso de Louis de Gama, designer radicado em Londres

• Felipe Oliveira Baptista apresenta colecção de alta-costura que revelou na última Semana da Moda de Paris

• Showroom comercial no El Corte Inglés Gaia Porto, desde o dia 9 de Março

É já no fim-de-semana de 20 e 21 de Março que, sob o tema “Urban Colours”, o Portugal Fashion faz desfilar as colecções Outono/Inverno 2009 de criadores como Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Júlio Torcato, Luís Onofre, Rita Bonaparte e Storytailors.

Do programa de desfiles sobressai, em particular, a presença do criador de alta-costura Felipe Oliveira Baptista, o regresso do designer radicado em Londres Louis de Gama e a estreia de Carlos Gil, estilista que veste a primeira-dama Maria Cavaco Silva. Nesta sua 24.ª edição, o evento de moda organizado pela ANJE integra também os desfiles colectivos de Jovens Criadores, Marcas e Calçado. Destaque ainda para designers de moda emergentes como Diogo Miranda, Pedro Pinto, Sónia Pratas e Elisabeth Teixeira.

Tudo isto numa gigantesca tenda instalada defronte do El Corte Inglés Gaia Porto, em Vila Nova de Gaia. De resto, enquanto parceiro do evento, o El Corte Inglés Gaia Porto acolhe, pela terceira vez consecutiva, o Showroom Portugal Fashion, que teve início a 9 de Março e se prolonga até ao dia 21 do mesmo mês. Assim, ainda antes dos desfiles, as colecções de marcas e criadores envolvidos na 24.ª edição do Portugal Fashion, inclusivamente as griffes dos designers mais jovens, vão estar expostas ao grande público num showroom comercial organizado para o efeito.

Trata-se de maximizar a vertente puramente promocional e comercial da moda portuguesa, algo que nem sempre é possível em passerelle.

Quanto aos desfiles, o 24.º Portugal Fashion reúne nomes consagrados da moda portuguesa, como Anabela Baldaque, Fátima Lopes, Júlio Torcato, Rita Bonaparte ou Storytailors, cujas colecções para a estação fria de 2009 são dadas a conhecer precisamente no evento. De Paris vêm as propostas de alta-costura de Felipe Oliveira Baptista, que foram reveladas, a 26 de Janeiro último, na prestigiada Semana da Moda da “cidade luz”.

De outro centro nevrálgico da moda internacional, Londres, chega-nos a colecção de Louis de Gama, criador português que volta a participar no Portugal Fashion, depois da sua estreia na 22.ª edição do evento, em Março de 2008. Novidade absoluta na passerelle do Portugal Fashion é Carlos Gil, estilista formado em Design de Moda no Porto e que há mais de dez anos trabalha no seu atelier no Fundão, sendo muito requisitado por Maria Cavaco Silva que, habitualmente, veste as suas criações em cerimónias oficiais.

Laboratório de jovens criadores Complementando a vocação do evento para a promoção da indústria de vestuário portuguesa, o 24.º Portugal Fashion organiza, como habitualmente, um desfile colectivo de marcas (Celtic, Concreto, ID Values, Orfama e Paula Borges), mostrando assim a vitalidade do sector em tempos de crise. No capítulo do calçado, sector económico que continua a ser dos mais competitivos do país, importa destacar os desfiles individuais de José António Strena e Luís Onofre, bem como o desfile colectivo de marcas como Atelier do Sapato, Cohibas, Dkode, Felmini, Fly London, Goldmud, Nobrand e Yes.

O 24.º Portugal Fashion conta ainda com a irreverência de vários designers promissores, cumprindo-se assim a vertente laboratorial ou de incubação que tem permitido ao evento renovar o capital humano da fileira da moda, desde meados dos anos 90 até à actualidade. Para além do Desfile Colectivo de Jovens Criadores, há a salientar os desfiles individuais de designers que vão ganhando notoriedade na moda nacional graças à qualidade do seu trabalho, como Diogo Miranda, Elisabeth Teixeira, Pedro Pinto e Sónia Pratas. O projecto Portugal Fashion é da responsabilidade da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e com o apoio da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.

Receba todas as actualizações

Advertisements

~ por felix em Março 20, 2009.

Uma resposta to ““URBAN COLOURS” PORTUGAL FASHION”

  1. Grande aposta a presença de Carlos Gil no Portugal Fashion!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: